Oceano Azul Foundation presents three commitments for ocean conservation

Fundação Oceano Azul apresenta três compromissos para a conservação do oceano

 

José Soares dos Santos, Presidente da Fundação Oceano Azul, foi um dos oradores da conferência Our Ocean, realizada a 5 e 6 de outubro, em Malta. Organizada desde 2014 por John Kerry, enquanto Vice-Presidente dos Estados Unidos da América, e este ano pela Comissão Europeia, esta conferência reúne anualmente líderes mundiais com vista à criação de um mecanismo de governação global do oceano e a alcançar compromissos globais para a sua proteção. A Fundação apresentou três compromissos de longo prazo.

Na sessão “Climate-related Impacts on the Ocean and Announcements”, José Soares dos Santos fez perante a União Europeia e o mundo o anúncio de três ações concretas que demonstram o compromisso da Fundação com a conservação do oceano e a sustentabilidade do planeta.

A Fundação Oceano Azul compromete-se a investir 500.000 euros nos próximos cinco anos na promoção de iniciativas de conservação no setor da pesca de pequena escala em Portugal, numa parceria com o Environmental Defense Fund.
Por outro lado, o programa Blue Azores, em parceria com a Waitt Foundation, tem como objetivo o desenvolvimento de áreas marinhas protegidas nos Açores, entre outras ações de conservação e literacia naquele arquipélago, e representa um investimento conjunto de mais de 1.000.000 de euros. Adicionalmente, e em parceria com a Universidade de Aveiro, a Fundação Oceano Azul, através do Oceanário de Lisboa, irá contribuir com 100.000 euros anuais para uma nova unidade de reabilitação de animais marinhos no centro ECOMARE.

«A sustentabilidade económica e social depende, mais do que nunca, da sustentabilidade do ambiente marinho. Mas não há ainda uma consciência sobre a gravidade da crise ecológica do oceano. É, portanto, essencial investir em projetos que aumentem os níveis de literacia sobre os oceanos e que protejam, valorizem e promovam o capital natural azul», refere José Soares dos Santos. Diane Regas, Diretora Executiva do Environmental Defense Fund salientou: «o EDF orgulha-se da parceria com a Fundação Oceano Azul nesta importante missão».

Ministros, representantes de instituições internacionais, organizações não governamentais, cientistas e empresários reuniram-se em Malta, no centro do Mediterrâneo, para analisar o estado atual do oceano e chegar a respostas concretas para transformar os principais desafios em oportunidades para a sustentabilidade do oceano, promovendo a cooperação, a inovação e o empreendedorismo. Mais de 100 países estiveram presentes na edição de 2017 da conferência, onde foram divulgados centenas de compromissos que se traduzem em financiamentos e medidas como a criação de áreas marinhas protegidas, o combate às alterações climáticas, a promoção de mais sustentabilidade nas pescas, o combate à poluição marinha, a segurança e a economia azul.

 

Veja aqui o vídeo da Conferência Our Ocean